Perashá Haazinu – 11 de Tishrei de 5782 – 17 de Setembro de 2021

(1) Perashá Haazinu (Devarim/Deuteronômio 32:1-32:52), é uma canção, um poema ensinado as Israelitas por Moises. Ela reconta os testes e sofrimentos vividos pelo Povo no deserto, durante 40 anos. A tradição Judaica é ensinar cada criança Judia a memorizar Haazinu. Desta forma, internalizarão as lições de nossa história, especialmente a futilidade de se rebelar contra o Criador. A parashá se encerra com Moises sendo chamado a subir ao Monte Nevó (Nebo), para ver a Terra Prometida antes de morrer e unir-se a seu Povo (seus antepassados). A propósito, esta é uma das alusões à vida após a morte na Torá. Moises morreu sozinho e ninguém sabe onde foi enterrado. Portanto, “juntar-se a seu Povo” tem um significado muito mais elevado e profundo!

(2) Dvar Torá: baseado no livro, Crescer Pela Torá, do rabino Zelig Pliskin – Em meio ao poema recitado por Moises, a Torá declara: “Meus ensinamentos devem cair como gotas de chuva, minha fala deve descer como o orvalho, como uma chuva fina sobre a relva e como chuvas fortes sobre as plantas”. Por que Moises queria que seus ensinamentos caíssem como gotas de chuva? A água é um componente vital para a vida. A chuva é um veículo para levar a água para todo o planeta, até para lugares onde de outra maneira as pessoas não teriam acesso a ela. Quando a chuva cai sobre as árvores e plantas, o crescimento destas não é percebido de imediato. Leva algum tempo até a chuva produzir efeitos visíveis. Da mesma forma, quando admoestamos alguém ou fazemos esforços para nos aprimorarmos, a melhora freqüentemente não é notada de imediato. Mas não devemos desistir ou perder as esperanças. Todo esforço tem seu impacto, da mesma maneira que cada gota de chuva tem seu impacto. Este é o motivo pelo qual Moises comparou seus ensinamentos às gotas de chuva: Ao continuarmos persistentemente tentando, se D’us quiser, nossos esforços florescerão e serão coroados de sucesso!

(3) Datas Para Lembrar –Domingo, 12 Setembro, 6 Tishrei, Leis e Costumes = Dez Dias de Arrependimento – O período de dez dias começando em Rosh Hashaná e terminando em Yom Kipur é conhecido como “Os Dez Dias de Arrependimento”; este é o período, dizem os sábios do Talmud, sobre o qual o profeta fala quando proclama (Yeshayáhu 55:6): “Busca a D’us quando Ele deve ser encontrado; chama-O quando Ele está próximo.” O Salmo 130, Avinu Malkeinu e outras inserções e adições especiais são incluídas em nossas preces diárias durante estes dias. Segunda-feira, 13 Setembro, 7 Tishrei, Leis e Costumes – Dez Dias de Arrependimento.

Terça-feira, 14 Setembro, 8 Tishrei, O Templo é consagrado (826 AEC) Os 14 dias de festividades pela consagração, celebrando a finalização do Templo Sagrado em Jerusalém construído pelo Rei Salomão, começou a 8 de Tishrei do ano 2935 da Criação (826 AEC). O Primeiro Templo serviu como epicentro da vida espiritual e nacional judaica por 410 anos, até sua destruição pelos babilônios em 423 AEC. Leis e Costumes – Dez Dias de Arrependimento.

4) Quarta-feira, 15 Setembro, 9 Tishrei, Véspera de Yom Kipur – Leis e Costumes = Caparot – Nas primeiras horas da manhã do dia anterior a Yom Kipur, é realizada a cerimônia de Caparot (Expiação). Pegamos uma galinha viva (um galo para um homem e uma galinha para a mulher) e, circulando a ave três vezes sobre nossa cabeça, declaramos: “Este é meu substituto; esta ave morrerá, e eu terei uma vida boa e pacífica.” A ave é então abatida segundo o ritual haláchico, quando então contemplamos que este é um destino que nós mesmo mereceríamos, D’us não o permita, por nossas falhas e iniquidades. O valor da ave é dado aos pobres, e sua carne comida na refeição de Yom Kipur; alguns doam a própria ave aos pobres ou a alguma instituição judaica. (Um costume alternativo é realizar todo o ritual somente com dinheiro, recitando os versículos prescritos e dando o dinheiro para caridade. Caparot pode também ser cumprido nos dias anteriores, durante os “Dez Dias de Arrependimento”.)

O dia anterior a Yom Kipur é um Yom Tov, um dia festivo; pois embora estejamos preparados para ser julgados na Corte Celestial por nossos atos do ano passado, estamos confiantes de que D’us será um juiz misericordioso, e decretará um ano de vida, saúde e prosperidade para nós. Duas refeições festivas são feitas – uma ao meio-dia e a outra antes do jejum, que começa ao pôr-do-sol. O Talmud declara que “Aquele que come e bebe em 9 de Tishrei é considerado como se ele tivesse jejuado tanto no dia 9 quanto no dia 10.”

5) Refeições Festivas = O dia anterior a Yom Kipur é um Yom Tov, dia festivo; pois embora estejamos preparados para ser julgados na Corte Celestial por nossas ações do ano que passou, temos confiança de que D’us é um Juiz misericordioso, e decretará um ano de vida, saúde e prosperidade para nós. São feitas duas refeições festivas – uma ao meio-dia e a outra antes do jejum, que começa ao pôr-do-sol. O Talmud declara que “Aquele que come e bebe em 9 [de Tishrei] é considerado como se tivesse jejuado tanto no dia 9 quanto no 10.” Em muitas comunidades é costume comer kreplach (tipo ravioli)_no dia anterior a Yom Kipur. Kreplach são pequenos quadrados de massa recheados com carne moída e dobrados em triângulos. Podem ser cozidos e servidos na sopa, ou fritos e servidos como acompanhamento. A carne vermelha simboliza severidade, a massa branca é uma alusão à bondade. Em preparação para o Dia do Julgamento, “cobrimos” a severidade com bondade. Micvê = Costuma-se imergir no micvê (piscina ritual) para atingir uma medida adicional de santidade antes do dia sagrado.

6) Lekach – É costume pedir e receber lekach (bolo doce – significando um ano doce) de alguém (geralmente um mentor ou um dos pais) neste dia. Um dos motivos para isso é que se fosse decretado, D’us não o permita, que durante o ano precisaríamos recorrer a uma ajuda dos outros, o decreto estaria satisfeito com este pedido de comida. Os costumes na véspera de Yom Kipur incluem ainda receber malkut (açoites) simbólicos como expiação pelas próprias transgressões, recitando a confissão al chet dos pecados após minchá e ao anoitecer, e acendendo uma vela de 26 horas que arderá pela duração de Yom Kipur. Costumes Adicionais – Costumes adicionais na véspera de Yom Kipur incluem receber malkut (“chicotadas” simbólicas) como expiação pelas transgressões, recitar a confissao dos pecados “Al Chet” após Minchá e ao pôr-do-sol, e acender uma vela de 26 horas que arderá por toda a duração de Yom Kipur.

7) O jejum de Yom Kipur começa ao pôr-do-sol – Yom Kipur (Dia da Expiação), o dia mais sagrado do ano, começa nesta noite ao pôr-do-sol. Sua observância mais básica é o jejum que tem início ao pôr-do-sol e dura te amanhã à noite (um total de cerca de 26 horas) durante as quais nos abstemos de comida e bebida em cumprimento ao comando bíblico (Vayicrá 16:29). Veja também “refeições festivas” acima. Kol Nidrê – O primeiro dos cinco serviços de prece de Yom Kipur, que começa com a solene prece Kol Nidrê, é recitado na sinagoga ao anoitecer, no início do dia sagrado. Dez Dias de Arrependimento – O período de dez dias começando em Rosh Hashaná e terminando em Yom Kipur é conhecido como “Os Dez Dias de Arrependimento”; este é o período, dizem os sábios do Talmud, sobre o qual o profeta fala quando proclama (Yeshayáhu 55:6): “Busca a D’us quando Ele deve ser encontrado; chama-O quando Ele está próximo.” O Salmo 130, Avinu Malkeinu e outras inserções e adições especiais são incluídas em nossas preces diárias durante estes dias. Quinta-feira, 16 Setembro, 10 Tishrei, Leitura da Torá: Yom Kipur: Levítico 16:1-34 – Yom Kipur: Números 29:7-11 – Yom Kipur Shacharit : Yeshuayáhu 57:14 – 58:14.- Nasceu Rivka (1677 AEC) Nascimento de Rivka (1677-1556 AEC), mulher de Yitschac, mãe de Yaacov e Essav, e uma das Quatro Matriarcas de Israel. As Segundas Tábuas (1313 AEC) A 10 de Tishrei do ano 2449 da Criação, 82 dias depois de o povo de Israel trair seu recente pacto com D’us ao adorarem o bezerro de ouro, e após Moshê passar 40 dias sobre o Monte Sinai implorando por eles, “D’us restaurou sincera e alegremente Sua boa vontade com o povo judeu, dizendo a Moshê: ‘Eu perdoei, como tu pediste’, e deu a ele as Segundas Tábuas” – estabelecendo assim o dia como um tempo de expiação, perdão e teshuvá para todas as gerações.

8) Leis e Costumes – Observâncias de Yom Kipur – Yom Kipur é o dia mais sagrado do ano – no qual estamos mais próximos de D’us e do âmago quintessencial de nossa alma. É o “Dia da Expiação” – “Pois neste dia Ele te perdoará, te purificará, e serás purificado de todos os teus pecados perante D’us (Vayicrá 16:30). Durante 26 horas, a partir de vários minutos antes do pôr-do-sol em 9 de Tishrei até o cair da noite em 10 de Tishrei, nós “afligimos nossa alma”: abstemo-nos de comida ou bebida, não lavamos nem untamos nosso corpo, não calçamos sapatos de couro, e abstemo-nos de relações conjugais. Hoje, passamos o dia na sinagoga usando uma veste branca chamada kittel (para assemelhar-se aos anjos sem pecado e para despertar pensamentos de arrependimento ao nos lembrar do dia de nossa morte). No decorrer do dia, fazemos cinco longos serviços de prece (Maariv, com seu serviço solene, Kol Nidrê, na véspera de Yom Kipur; Shacharit; Mussaf, que inclui uma narrativa detalhada do serviço do Templo; Minchá, que inclui a leitura do livro de Yonah; e Ne’ilah, o “fechamento dos portões” – o serviço ao pôr-do-sol), fazemos a confissão Al Chet dos pecados dez vezes, e recitamos Tehilim a cada momento possível. O dia é o mais solene do ano, porém um toque de júbilo o permeia; um júbilo que se revela na espiritualidade do dia e expressa a confiança de que D’us aceitará nosso arrependimento, perdoará nossos pecados, e selará nosso veredicto para um ano de vida, saúde e felicidade. Dez Dias de Arrependimento…

(9) Sexta-feira, 17 Setembro, 11 Tishrei, Leis e Costumes – Tem início a construção da sucá.

É costume começar a trabalhar – ou pelo menos planejar – a construção da sucá logo depois de Yom Kipur. De fato, o Midrash (Vayicrá Rabá 30:7) descreve os quatro dias entre Yom Kipur e Sucot como um tempo no qual o povo judeu está “preocupado com mitsvot… este está ocupado com sua sucá, aquele outro com seu lulav…” “Nome de D’us” – Segundo uma antiga tradição chassídica – mencionada nos escritos do Báal Shem Tov – o dia seguinte a Yom Kipur é chamado de “Nome de D’us”. (O Báal Shem Tov explica que cada um dos vários Nomes Divinos descreve o envolvimento de D’us num “mundo” específico ou âmbito da realidade, mas a designação “Nome de D’us” tem uma conotação que transcende todos os âmbitos e circunstâncias. Em Yom Kipur, acessamos e revelamos a própria essência de nossa alma, que é uma com a própria essência de D’us; assim, o dia após Yom Kipur acarreta a designação “Nome de D’us”.

Acenda as velas de Shabat 20 minutos antes o por-do-sol em Petrópolis RJ – 17/09, as 17:27h; 18/09, término de Shabat, as 18:21h.

10) Shabat, 18 Setembro, 12 Tishrei, Falecimento de Rabi Avraham “O Anjo” (1740-1776), filho de Rabi DovBer de Mezeritch, e parceiro de estudos de Rabi Shneur Zalman de Liadi; conhecido como “Rabi Avraham, o Anjo” por sua santidade e ascetismo. Leis e Costumes – Leitura da Torá – Perashá Haazinu (Devarim/Deuteronômio 32:1-32:52). Leitura da Haftará ( dos Profetas) – Samuel II, 22:1-51. 47 O Senhor vive, e bendita seja a minha rocha; E exaltado seja o D-us, [que é] a minha rocha da salvação. 48 O Deus que se vinga de mim; E derruba os povos debaixo de mim. 49 E isso me traz de meus inimigos; E sobre os que se levantam contra mim, tu me levantou; do homem violento Você me entregar. 50 Pelo que lhe darei graças a Ti, Senhor O ‘, entre as nações, e seu nome cantarei louvores. 51 Ele dá grande livramento ao seu rei, e Ele realiza bondade para com o seu ungido; a Davi ea sua descendência para sempre.

(11) Pensamento da Semana: “Daqui um ano, talvez você desejasse ter começado hoje!”(Karen Lamb)

Em nome de Congregação Judaica P’Nei Or … Que todos tenham um ano doce, pleno de bênçãos, saúde, crescimento espiritual e material, e que todos nós estávamos inscritos no Livro da Vida! Shabat Shalom!

Coordenador: Saul Stuart Gefter – 11 de Tishrei de 5782 – 17 de Setembro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *