MESSIAS NO JUDAISMO (5780) – Estudo para 03 de Julho de 2020 – 11 de Tamuz de 5780

I. Introdução – … judaísmo moderno – O Messias no judaísmo ( hebraico : מָשִׁיחַ , translit. Mãsíáh …, lit. ‘ungido, coberto de óleo’) é um salvador e libertador do povo judeu . O conceito de messianismo originou no Judaísmo , e na Bíblia hebraica , um messias é um rei ou Sumo Sacerdote , tradicionalmente, ungido com óleo de santa unção . No entanto, messias não eram exclusivamente judaica, como a Bíblia hebraica refere-se a Ciro, o Grande , rei da Pérsia, como um messias por seu decreto para reconstruir o Templo de Jerusalém . Em escatologia judaica , o Messias é um futuro judaico rei da linhagem de Davi , que está prevista para ser ungido com o óleo sagrado da unção e governar o povo judeu durante a Idade Messiânica e mundo para vir . O Messias é muitas vezes referida como “Rei Messias” ( hebraico : מלך משיח , translit. Melekh mashiach ) ,,,

Escatologia Judaica – Em escatologia judaica , o termo mashiach , ou “Messias”, passou a se referir a um futuro judaico rei da linhagem de Davi , que está prevista para ser ungido com o óleo sagrado da unção e governar o povo judeu durante a Idade Messiânica . O Messias é muitas vezes referida como “Rei Messias”, ou, em hebraico, מלך משיח ( mashiach Melekh ), e, em aramaico, malka meshiha. Ortodoxos vista sustentam que o Messias será descendente de seu pai através da linha de Rei Davi , e vai reunir os judeus de volta para a Terra de Israel , inaugurar uma era de paz, construir o Terceiro Templo , pai de um herdeiro do sexo masculino, re- instituir o Sinédrio , e assim por diante. A tradição judaica alude a dois redentores, ambos os quais são chamados mashiach e estão envolvidas em inaugurou a era messiânica: Mashiach ben David’, e Mashiach ben Yosef . Em geral, o termo Messias não qualificado refere-se a Mashiach ben David (Messias, filho de David). Crença no futuro advento do Messias é um dos requisitos fundamentais da fé judaica, a respeito da qual Maimonides escreveu: “Qualquer um que não acredita nele, ou que não espera por sua chegada, não apenas negou os outros profetas , mas também negou a Torah e Moisés, nosso rabino “.

Requisitos bíblicos – Muitos dos requisitos escrituras a respeito do Messias, o que ele vai fazer, e o que será feito durante o seu reinado estão localizados no Livro de Isaías , embora os requisitos são mencionados por outros profetas também. Pontos de vista sobre se a Bíblia hebraica passagens são messiânica pode variar de e entre os estudiosos do antigo Israel que olham seu significado no contexto original e de e entre os estudiosos rabínicos.
Isaías 1:26 : “E eu vou restaurar os juízes, como primeiro e seus conselheiros, como no início; depois você será chamada Cidade de Justiça, Fiel City.” Alguns judeus interpretar isso como significando que o Sinédrio será restabelecida.

Uma vez que ele é rei, os líderes de outras nações vão olhar para ele para obter orientação ( Isaías 2: 4 )
O mundo inteiro vai adorar o Deus Único de Israel ( Isaías 2: 11-17 )
Ele será descendente do rei Davi (Isaías 11: 1) via Solomon ( 1 Crônicas 22: 8-10 , 2 Crônicas 7:18 )
O “espírito do Senhor” estará sobre ele, e ele terá um “temor de Deus” ( Isaías 11: 2 )
O mal e a tirania não será capaz de estar diante de sua liderança ( Isaías 11: 4 )
O conhecimento de Deus vai encher o mundo ( Isaías 11: 9 )
Ele irá incluir e atrair pessoas de todas as culturas e nações ( Isaías 11:10 )
Todos os israelitas serão devolvidos à sua terra natal ( Isaías 11:12 )
A morte será tragada para sempre ( Isaías 25: 8 )
Não haverá mais fome ou doença, e morte cessará ( Isaías 25: 8 )
Todos os mortos ressuscitarão ( Isaías 26:19 )
O povo judeu vai experimentar a alegria eterna e alegria ( Isaías 51:11 )
Ele vai ser um mensageiro da paz ( Isaías 52: 7 )
Unidas vão reconhecer os erros que fizeram com Israel ( Isaías 52: 13-53: 5 )
Os povos do mundo se voltarão para os judeus de orientação espiritual ( Zacarias 08:23 )
As cidades em ruínas de Israel será restaurado ( Ezequiel 16:55 )
Armas de guerra serão destruídos ( Ezequiel 39: 9 )
O povo de Israel terá acesso directo à Torah através de suas mentes e estudo da Torá vai se tornar o estudo da sabedoria do coração ( Jeremias 31:33 )
Ele vai dar-lhe todos os desejos dignos de seu coração ( Salmos 37: 4 )
Ele vai tomar a terra estéril e torná-lo abundante e fecunda ( Isaías 51: 3 , Amos 9: 13-15 , Ezequiel 36: 29-30 , Isaías 11: 6-9 ).

Visualizações período Temple segundo e apocalypticism – A maioria das Segundo Templo textos não fazem referência a um ponto final individual Messias. Exceções entre o Mar Morto incluem 4Q521 , o “messiânica Apocalypse” e, possivelmente, 4Q246 , o ” Filho de Deus Texto “. Outros conceitos messiânicos são encontrados no pseudoepígrafes Antigo Testamento . Alusões messiânicas para alguns números incluem a Menahem ben Ezequias que tradicionalmente nasceu no mesmo dia que o Segundo Templo foi destruído.

Talmud – O Talmude extensivamente discute a vinda do Messias (Sanedrim 98a-99a, et al.) E descreve um período de liberdade e paz, que se considera a hora do bem final para os judeus.

Tratado Sanhedrin contém uma longa discussão sobre os eventos que levaram à vinda do Messias, por exemplo:
Rabi Johanan disse: “E o povo aflito livras” Quando você vê uma geração cada vez diminuindo, espero que para ele [o Messias], como está escrito, [II Samuel 22:28] R. Johanan disse: Quando tu vês uma geração oprimido por muitos problemas como por um rio, esperam por ele, como está escrito: “Quando o inimigo vier como uma inundação, o Espírito do Senhor levantará um estandarte contra ele”; que é seguido por: “E virá um Redentor a Sião.”

Rabi Joanã também disse: O filho de Davi virá somente em uma geração que seja completamente justa ou totalmente mau. Em uma geração que é totalmente justo – como está escrito, “O teu povo será também todos justos herdarão a terra para sempre.” Ou totalmente mau – como está escrito: “E viu que não havia homem algum, e se perguntou que não houvesse um intercessor”; e é [outros lugares] escrito: “Por amor de mim, mesmo para o meu próprio bem, eu vou fazê-lo.”

O Talmud conta muitas histórias sobre o Messias, alguns dos quais representam famosos rabinos do Talmud como receber visitas pessoais de Elias, o Profeta eo Messias. Por exemplo:
Rabi Joshua ben Levi encontrou Elias de pé junto à entrada do R. Simeon b. O túmulo de Yohai. Ele perguntou-lhe: “Tenho uma porção no mundo vindouro?” Ele respondeu: “Se este Mestre deseja.” R. Joshua b. Levi disse: “Eu vi dois, mas ouviu a voz de uma terceira.” Ele então perguntou: “Quando é que o Messias vem?” – “Vá e pedir-lhe a si mesmo”, foi sua resposta. “Onde ele está sentado?” – “Na entrada.” – “E por que sinal I pode reconhecê-lo?” – “Ele está sentado entre os leprosos pobres: Todos eles desatar [eles] tudo de uma vez, e rebandage-los juntos, enquanto ele desata e rebandages cada um separadamente, [antes de tratar o próximo], pensando, devo ser querido, [ele sendo tempo para a minha aparência como o Messias] Eu não deve ser adiado [através de ter que enfaixar uma série de feridas].” Então, ele foi até ele e cumprimentou-o, dizendo: “A paz esteja contigo, Mestre e Professor.” “Paz sobre ti, ó filho de Levi”, ele respondeu. “Quando tu queres vir, Mestre?” perguntou ele. “Today”, foi sua resposta. Em seu retorno a Elias, o último perguntou: “O que ele disse a ti?” – “paz sobre ti, ó filho de Levi”, ele respondeu. Então ele [Elias] observou: “Ele, assim, a ti ea tua pai de [uma parte in] o mundo para vir assegurado.” “Ele falou falsamente para mim”, ele voltou “afirmando que ele viria hoje, mas não tem.” Ele [Elias] respondeu-lhe: “Isto é o que ele te disse: Hoje, se quereis ouvir a sua voz.”

Maimonides – O filósofo judeu influente Maimonides discutido o messias em seu Mishneh Torah , seu compêndio 14 volume de lei judaica , na seção Hilkhot Melakhim Umilchamoteihem , capítulos 11 e 12. De acordo com Maimonides, Jesus de Nazaré não é o Messias, como é reivindicado pelos cristãos .

Judaísmo ortodoxo – Judaísmo ortodoxo mantém os 13 Princípios da Fé como formulada por Maimonides em sua introdução ao capítulo Heleque da Mishná Torá. Cada princípio começa com as palavras Ani Maamin (eu acredito). Número 12 é o principal princípio relativo à Mashiach . Os judeus ortodoxos acreditam estritamente de um Messias, a vida após a morte, e restauração da terra prometida. O texto é o seguinte:
אני מאמין באמונה שלמה בביאת המשיח, ואף על פי שיתמהמה עם כל זה אחכה לו בכל יום שיבוא Ani
Maamin B’emunah Sh’leimah B’viyat haMashiach. V’af al pi sheyitmahmehah im Kol zeh achake eis b’chol yom sheyavo.

Eu acredito com plena fé na vinda do Messias. E mesmo que ele tardar, com tudo isso, aguardo sua chegada a cada dia.

Judaísmo hassídico – Judeus hassídicos tendem a ter uma crença muito forte e apaixonado na imediação da vinda do Messias, e na capacidade de suas ações para apressar a sua chegada. Por causa da piousness suposto, sabedoria e capacidade de liderança dos Mestres hassídicos, os membros das comunidades hassídicos são, por vezes inclinados a considerar suas dinásticas rebbes como candidatos potenciais para Messias. Muitos judeus, (veja o de Bartenura explicação sobre Megillat Rut , eo Halakhic responsa de O Ch’sam Sofer na Choshen Mishpat [vol. 6], capítulo 98, onde este ponto de vista é explícito) especialmente Hasidim, aderem à crença de que há uma pessoa nascida cada geração com potencial para se tornar Messias, se o povo judeu justificar sua vinda; este candidato é conhecido como o Tzadik Ha-Dor , significando Tzaddik da Geração . No entanto, menos provável para nomear um candidato.

Chabad messianismo (Ver artigo principal: messianismo Chabad) – Menachem Mendel Schneerson declarou muitas vezes que o Messias está muito perto, exortando todos a rezar pela vinda do Messias e fazer todo o possível para apressar a vinda do Messias através do aumento de atos de bondade. A partir do final dos anos 1960, o Rebe chamou seus seguidores a se envolver em atividades de extensão com o propósito de trazer sobre a Idade Judaica Messiânica, o que levou a controvérsia em torno das crenças messiânicas de Chabad. Alguns Chabad Hasidim, chamados mashichists , “ainda não aceitou o falecimento do Rebe” e mesmo depois de sua morte, considerá-lo como o (vivo) ‘Rei Messias’ e ‘Moisés da geração’, esperando sua segunda vinda . A questão Chabad-messiânica , a respeito de um morto Mashiach , tem endereços de oposição de um halachic perspectiva por muitos proeminentes ortodoxos autoridades, incluindo líderes do Ashkenazi não hassídico Lituano ( Litvak ) instituições, Ponevezh yeshiva em Bnei Brak , Israel , e tem oposição veemente , nomeadamente a do Seminário Rabínico da América ( Yeshivas Chofetz Chaim ) em New York e a do Conselho Rabínico da América .

Judaísmo conservador – Emet Ve-Emunah , o do movimento conservador declaração de princípios, afirma o seguinte: Uma vez que ninguém pode dizer ao certo o que vai acontecer “nos dias de vir” cada um de nós é livre para moldar visões especulativas pessoais … Apesar de alguns de nós aceitar essas especulações quanto literalmente verdade, muitos de nós entendê-los como metáforas elaboradas. .. Para a comunidade mundial sonhamos com uma idade em que a guerra será abolida, quando a justiça e compaixão serão os axiomas de relações interpessoais e internacionais e quando, nas palavras de Isaías (11: 9)” … a terra se encherá com o conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar.” Para o nosso povo, sonhamos com o ajuntamento de todos os judeus a Sião onde podemos voltar a ser donos do nosso destino e expressar nosso gênio distintivo em todas as áreas da nossa vida nacional …. Nós afirmamos a profecia de Isaías (2: 3) que ” … Torah sairá de Sião, a palavra do Senhor de Jerusalém. … Nós não sabemos quando o Messias virá, nem se ele será uma figura humana carismático ou é um símbolo da redenção da humanidade dos males do mundo. Através da doutrina de uma figura messiânica, Judaísmo nos ensina que todo ser humano deve viver como se ele ou ela, individualmente, tem a responsabilidade de trazer a era messiânica. Além disso, nós eco das palavras de Maimonides com base no profeta Habacuque (2: 3) que embora ele possa tardar, mas nós esperar por ele a cada dia.

Reforma e Judaísmo Reconstructionista – Reforma do Judaísmo e Reconstructionist Judaísmo geralmente não aceitam a ideia de que haverá um Messias. Alguns acreditam que pode haver algum tipo de “era messiânica” (o mundo vindouro ), no sentido de uma ” utopia “, que todos os judeus são obrigados a trabalhar no sentido de (assim a tradição de Tikkun Olam ). Em 1999, a Conferência Central de Rabinos Americanos , o organismo oficial de Reforma americano rabinos, autor de “A Declaração de Princípios para a Reforma do Judaísmo”, destina-se a descrever e definir o estado espiritual da Reforma moderno judaísmo. Em um comentário anexado à plataforma, ele afirma:

Era messiânica: O Pittsburgh Platform 1885 rejeitou a esperança judaica tradicional para um herdeiro do rei David a surgir quando o mundo estava pronto para reconhecer que o herdeiro como o ungido (o significado original do mashiach, anglicized em “messias”). Este valor iria governar em nome de Deus sobre todas as pessoas e, finalmente, inaugurar um tempo de justiça, de verdade e de paz. No Avot, a primeira oração do Amidah, reformadores mudou esperança do livro de orações para um go-el, um redentor, a geulah, redenção. Originalmente esta idéia reflete os pontos de vista de Georg Wilhelm Friedrich Hegel e os filósofos positivistas franceses que a sociedade foi crescendo cada vez mais esclarecida. Os eventos cataclísmicos da primeira metade do século 20 quebrou essa crença, e a maioria judeus reformistas viu a era messiânica como um tempo que, provavelmente, seria longe. Ainda assim, renovamos a nossa esperança para ela quando expressamos a crença de que o Shabat é ha-ba olam mey-eyn, um sampler do mundo por vir, quando cantamos sobre Elias, arauto do Messias, quando Havdalah traz Shabbat ao fim , quando abrimos a porta para Elias no final do Seder de Pessach, e quando expressamos a esperança no primeiro parágrafo do Kaddish que a soberania de Deus será estabelecido em nossos dias.

Rejeição de Jesus como o Messias (Ver artigo principal: vista do judaísmo de Jesus) De acordo com Maimonides , Jesus foi o mais influente e, consequentemente, o mais prejudicial de todos os falsos messias .

No entanto, desde a crença judaica tradicional é que o Messias ainda não chegou a Era Messiânica ainda não está presente, o total rejeição de Jesus como quer messias ou divindade nunca foi uma questão central para o judaísmo. Judaísmo nunca aceitou qualquer das realizações reivindicadas de profecia que atribui o cristianismo para Jesus . Judaísmo também proíbe a adoração de uma pessoa como uma forma de idolatria , uma vez que a crença central do judaísmo é a unidade absoluta e singularidade de Deus . Escatologia judaica sustenta que a vinda do Messias será associado a uma série específica de eventos que ainda não ocorreram, incluindo o retorno dos judeus à sua terra natal ea reconstrução do templo , uma Era Messiânica de paz e compreensão durante o qual “o conhecimento de Deus “enche a terra.” E uma vez que os judeus acreditam que nenhum desses eventos ocorreram durante a vida de Jesus (nem têm ocorrido depois), ele não era o Messias.

Visões tradicionais de Jesus têm sido quase sempre negativo (ver: Toledot Yeshu ), uma conta que retrata Jesus como um impostor, embora na Idade Média Judah Halevi e Maimônides visto Jesus como uma figura preparatório importante para um futuro universal monoteísmo ético da Idade Messiânica . Alguns pensadores judeus modernos têm simpatia especularam que o Jesus histórico pode ter sido mais perto do judaísmo do que quer os Evangelhos ou contas judaicas tradicionais indicaria, começando no século 18 com os ortodoxos Jacob Emden e o reformador Moses Mendelssohn. [1]

Fontes: [1] Wikipédia, a enciclopédia livre, https://pt.qwe.wiki/wiki/Messiah_in_Judaism
Coordenador: Saul Stuart Gefter 11 de Tamuz de 5780 – 03 de Julho de 2020

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