AS VELAS DO SHABAT (5780) – Estudo para 07 de agosto de 2020 – 17 de Av de 5780

I. Introdução – Quem acende as velas do Shabat? Todo Shabat começa com o acendimento das velas. Numa época em que as casas eram iluminadas apenas pela luz dos candelabros, este ritual garantia claridade durante o descanso semanal. As chamas do Shabat representavam a segurança de uma refeição iluminada e uma relação de harmonia entre os membros da casa (shalom bait). O costume de acender duas velas tem origem em duas passagens bíblicas. A entrega dos Dez Mandamentos foi descrita na Torá em diferentes ocasiões. Em uma delas fomos ordenados a guardar (shamor) o Shabat e na outra passagem recebemos o mandamento de recordá-lo (zachór). Com o objetivo de representar essas duas linguagens distintas, estabeleceu-se o costume de acender as duas velas de Shabat. Outro costume muito conhecido é o da mulher ser responsável por acender as velas do Shabat. Como o dever de acender as velas está relacionado à casa judaica e a mulher, esta tradição associou-se à figura feminina.

Os rabinos fizeram um esforço grande para fundamentar esta tradição nas fontes judaicas. Um exemplo ocorre na parashá desta semana que trata, no seu início, das velas que deveriam ser acesas no santuário. Segundo o sábio Baal HaTurim (1270-1340), o nome da porção desta semana Tetsavê tem o mesmo valor numérico da expressão “nassim tzivá” que significa “mulheres foram ordenadas”. Esta seria uma referência implícita à obrigação das mulheres de acender as velas de Shabat.

Na realidade, homens e mulheres são igualmente responsáveis pelo acendimento das velas de Shabat. Se um homem vive só, por exemplo, ele terá a obrigação de garantir que sua casa seja iluminada, toda sexta-feira feira, pelas velas de Shabat. O fato de o costume ser de mulheres acenderem velas de Shabat não isenta os homens desta mesma obrigação.

Deixo registrada minha sugestão: transformem o momento do acendimento das velas em uma cerimônia de toda a família. Esta pode ser uma oportunidade de reunir todos os membros da casa em volta das chamas do Shabat envolvendo-os neste momento único de espiritualidade. Shabat Shalom! Rabino Michel Schlesinger, CIP

II. Velas de Shabbat – Porquê? Por Annette Boeckler
De acordo com a Torá, o mundo foi criado pelas diferenças que se podem verificar na Natureza: a luz e a escuridão, a terra e o céu, terra e mar, as aves no ar e os peixes no mar, os mamíferos e os seres humanos, homens e mulheres. A Criação não se pode deduzir da Natureza: a distinção entre os dias úteis e o Shabbat. Isso não é “natural”. Então, esta última distinção é um bom sinônimo de algo que não se pode ver na Natureza: D’us.

Por isso, quando os Judeus santificam o shabbat, eles confirmam desse modo que o mundo não só tem o que nós podemos ver e experimentar, mas que também tem esperança e força da vida. Por isso, nós judeus podemos fazer sempre luz na escuridão, de forma que possamos ver. Então, o shabbat é o sinal (em hebreu אות “ot”) para a relação entre D’us e Israel para sempre. COMO? São precisas apenas duas velas. Porém, há famílias que acendem uma vela por cada membro.

O shabbat começa quando a escuridão inicia – mas não exatamente no ponto, porque somos protegidos para não quebrar o shabbat. Se os nossos relógios não funcionarem corretamente, não estaremos prontos no momento exato. O shabbat começa quase 18 minutos antes desse momento. Existem calendários e páginas web que dizem o tempo. O horário para Lisboa poderá ser consultado aqui.

Judeus ortodoxos acendem as velas só até esse momento. Poderá ser mais cedo, mas não mais tarde, porque em shabbat não fazemos fogo. O judaísmo progressista acha que cada pessoa tem que se questionar sobre o que é ou será mais importante: se não é possível acender as velas antes desse tempo, seria melhor não acendê-las e honrar a tradição? Ou acender mesmo mais tarde para se lembrar do significado do shabbat e criar uma atmosfera diferente na casa? Pense você mesmo sobre essa questão .

* Algumas pessoas fazem uma meditação antes de acender as velas. Outras têm a tradição de doar dinheiro antes do shabbat para os mais pobres ou para outra finalidade (dar ‘tzedaka’).

* Acender das velas: No judaísmo ortodoxo só as mulheres o fazem, no judaísmo progressista cada um o pode fazer. Se se está no hospital ou num lugar onde não se pode fazer fogo, pode dizer-se a bênção sobre luz eléctrica.

* Segurar sua mão na frente dos olhos: Nós fazemos isso porque depois de dizer a bênção, a shabbat já começou e nós não podemos fazer fogo.

* Dizer a bênção sobre a velas de shabbat: Barukh atá Adonai, eloheinu mélech haolám, asher kideshánu bemitsvotav vetsivánu lehadlik nér shel shabbat. “Bendito sejas Tu, ó Eterno, nosso D’us, rei do Universo, que nos santificaste com as Tuas mitzvot e nos ordenaste acender as velas do Shabbat.”

* Retirar as mãos dos olhos e ver a luz das velas: Algumas pessoas fazem um movimento como se recolhecem a luz, a paz e a bênção das velas para si mesmas e para a casa.

* Algumas famílias têm a tradição de dizer também uma bênção sobre os filhos e as filhas.

* O shabat começa neste momento e nós fazemos coisas diferentes das que fazemos nos dias úteis, para que o shabbat seja santo – quer dizer especial.

ESTUDAR – É uma tradição judaica escolher um texto curto para estudar regularmente com um companheiro/amigo (um “haver”) e discutir o que esse texto pode querer dizer no geral, no antigo, no presente e o que no hebreu significa, etc.

Há em baixo uma lista das fontes sobre as velas de shabbat. Se não estudou antes, comece com o primeiro texto. Torá: Bereshít 1:1-2:3 ; Shemot 31:16-17. Sidur (bênçãos e com meditações) Shabbat Shalom (CIP) p. 1; Sidur Chadash (Comunidade Shalom) p. 25-34; Sidur Completo p. Editora e Livraria Sefer. Literatura rabínica e Halacha: Mishná Shabbat 2:1-7; Talmud Shabbat 23 a- b; Shulchán Aruch 263:5; Mishná Berurá 263:22 [2]

III. Velas de Shabat e Festas – O acendimento das velas representa o começo do Shabat e Iom Tov. É uma tradição milenar que vem mantendo o Povo Judeu tanto em época de paz como de perseguições. As velas de Shabat se converteram no símbolo do “Recebimento do Shabat” (Cabalat Shabat) no marco da família judaica. Nossos Sábios z”l| ensinaram que o comprimento desta preciosa mitzvá tem o poder de fazer com que impere em nossas casas o amor, a harmonia e a paz, graças a luz que irradia das velas. Acende-se as velas no lugar da casa onde se comerá a seudá (comida) da noite, pois se considera que tragam prazer à pessoa que se alimenta.

A mitzvá do acendimento cumpre-se com apenas uma vela. No entanto, o costume generalizado é acender duas. Isto se deve ao fato de que nos Dez mandamentos está escrito: “Recorda o dia do Shabat para santificá-lo” (Shelmot 20:8) e a segunda vez, quando Moshé repete: “Cuida do dia do Shabat para santificá-lo” (Devarim 5:12). É por isso que costuma-se acender no mínimo duas velas, uma por “Recorda” e outra por “Cuida”. Nos dia de festa (Iom Tov) costuma-se recitar também a benção “shehecheianu” para agradecer a D’us por ter-nos feito chegar até esse momento. Existem diferentes costumes no que se refere à ordem do acendimento das velas. Essa diferença tem sua raiz no fato de que no Shabat é proibido acender fogo. Nas comunidades sefaraditas, a mulher acende as velas depois de recitar a benção. As mulheres asquenazitas costumam acender primeiro as velas e depois recitar a benção. Mas para não tirar proveito da luz das velas até depois de ter recitado a benção, entre o acendimento e o recitado, costumam cobrir as velas ou os olhos com as mãos. Ao não ter proveito da luz, é como se tivessem recitado a benção antes de ter acendido as velas.

1. Para Shabat / Iom Tov / Iom Kipur – Baruch atá Ad-nai, Elohênu mélech haolam, asher kideshánu bemitsvotáv, vetsivánu lehadlic nêr shel Shabat / shel Iom Tov / shel Iom Hakipurim.

2. Para Shabat e Iom Tov / Shabat e Iom Kipur Baruch atá Ad-nai, Elohênu mélech haolam, asher kideshánu bemitsvotáv, vetsivánu lehadlic nêr shel Shabat / veshel Iom Tov / veshel Iom Hakipurim.

1 e 2: Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D’us, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus Mandamentos e nos ordenaste acender a vela de Shabat / Iom Tov / Iom Kipur.

3. Baruch atá d-nai, Elohênu mélech haolam, shehecheiánu vekiiemánu vehiguiánu lazeman hazé.

3: Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D’us, Rei do Universo, que nos conservaste em vida, nos amparaste e nos fizeste chegar a esta época festiva. [3]

IV. Sara, Rebeca e as velas de Shabat – O acendimento das velas de Shabat é um costume ligado aos tempos bíblicos, quando se diz que uma das matriarcas do povo judeu, Sara, acendia uma lamparina que ardia, miraculosamente, de Shabat a Shabat. Rebeca, por sua vez, deu continuidade a esta tradição. E é justamente por isso que a hora do acendimento das velas se tornou um momento especial, único. Através das gerações, a mulher judia elegeu este momento para recitar uma oração pessoal, pedindo saúde, bem-estar físico e espiritual para sua família. A base da vida judaica é o lar, a família. E pelo acender das velas se introduz no ambiente doméstico a santidade do Shabat. [4]

V. Shabat (Regras Gerais) – O Shabat é um dia de descanso pata cada indivíduo e para toda a comunidade, e de renovação física e espiritual. Procura-se ter a melhor comida e vestimentas no Shabat. O Shabat se inicia no final da tarde de sexta-feira, com o acendimento das velas e um Kidush, à noite, em casa ou nas sinagogas. No Shabat, evita-se diversos tipos de atividades, chamadas de “melachot” normalmente referenciadas como “trabalho”, tais como, carregar objetos, acender fogo, escrever e cozinhar. Ver guezerá em Mitzvot de Rabanan. Todas as ações que são evitadas e as atividades recomendadas fazem do Shabat um dia muito especial, diferenciando dos outros dias da semana. Vejamos algumas das leis do Shabat (Klein pág. 82-83):

1. Acender as luzes (velas ou lamparinas) e recitar o Kidush na noite de sexta-feira. Acende-se as luzes ao cair da tarde, recitando-se a berachá “Baruch atah adonai eloheinu Melech haolam asher kidishanu be mitzvotav vê-tzivanu lê hadlik ner shel shabat”. Acendem-se 2 luzes, normalmente por pessoas do sexo feminino. Existem calendários para acendimento das luzes disponíveis em folders e na Internet, de acordo com cada região do planeta, e que é realizado normalmente 18 minutos antes do por do sol. Este acendimento pode ser feito , também, mais cedo, cerca de 1 hora antes. Esta velas não podem ser acesas após o por do sol. Independentemente de quantas pessoas se compõe um lar judaico, mesmo sendo um único homem ou mulher, o acendimento das velas e o kidush devem ser realizados em cada Shabat.

2. Dirigindo para a sinagoga no Shabat – Geralmente, dirigir um veículo não é permitido num Shabat. Mas considerando a dispersão geográfica de cada comunidade, o Comitê de Leis do Movimento Conservative fez, em 1950, uma exceção a esta proibição de se dirigir veículos no Shabat, permitindo, exclusivamente, dirigir de casa para sinagoga e vice-versa. Não estão incluídas viagens com o cunho puramente social e não religioso, como, por ex., comparecimento a recepções de festas, mesmo religiosas, como Bar-mitzvot, ofrifun, etc. Alguns movimentos “conservatives”, como o Masorti de Israel, não seguem esta licença de autorização. Em certas situações de emergência, é permitido dirigir no Shabat, como ida a um hospital por emergência médica.

3. Não usar dinheiro ou cartão de crédito no Shabat/

4. Frequentar aulas não religiosas – Não deve ser encorajado. Mas se for necessário comparecer, não tome notas.

5. As 39 categorias de atividades proibidas (“trabalho”) – O Talmud, numa mishná específica identifica 39 categorias de “trabalho” proibidos, tais como, produzir fogo, escrever, cozinhar e carregar objetos. Estas 39 categorias são derivadas do trabalho que eram necessários para construir o Miskan, Tabernáculo construído na peregrinação pelo deserto, e que foi o predecessor do Beit Hamikdash (Templo Sagrado de Jerusalém).

6. Uso de eltricidade – Pelo olhar da maioria do “Law Comitte” do Movimento Conservative, e mesmo de alguns ortodoxos, eletricidade não é fogo. Assim, o uso de eletricidade no Shabat não é probido para as atividades permitidas, como acender a luz para ler, e não permitido para as atividades proibidas, como cozinhar. Por este ponto de vista, então, usar o telefone é aceitável (se feita sem uso de dinheiro), ligar o rádio, CD player ou TV é aceitável, acender as luzes é permitido, aquecer uma comida sólida já preparada (isto é, já cozida) num forno de microondas , é aceitável, desde que não esteja sendo cozida naquele momento. Mas cozinhar um frango num forno elétrico ou usar um cortador de grama elétrico não são permitidos.

7. Carregar objetos – No Shabat não é permitido carregar objetos, incluindo mochilas, bolsas, e objetos nos bolsos das calças e camisas. Mas casacos e ornamentos podem ser usados.

8. Muktzeh e viagem – Objetos de trabalho ou comércio, como fósforos, caneta, dinheiro, são considerados muktzeh (colocados de lado), não devem ser usados ou mesmo tocados no Shabat, a menos que apareça um uso legítimo e consistente com o Shabat. As viagens são, também, limitadas no Shabat. Basicamente, cada um deve procurar ficar dentro da sua área etropolitana, não mais do que um quilometro da sua residência.

9. Atividades Recreativas – Muitas atividades físicas são permitidas no Shabat. Por exemplo, embora não universalmente aceito, muitos consideram permissível se distrair no Shabat enquanto se observa as “Halachots”: jogar bola, fazer ginástica, nadar e caminhar nos parques e calçadões. Muita atividades “menos físicas” são permitidas, como por ex., ter uma refeição mais longa com a família e/ou amigos, com cantigas religiosas ou não, conversar, visitar amigos e/ou parentes, estudar, participar de jogos mentais, como jogo de damas ou xadrez , e leituras.

10. Fim do Shabat = Devemos observar a conclusão do Shabat com a cerimônia breve de Havdalah, realizada após o início da noite. A parte litúrgica referente ao Shabat, encontram-se nos comentários de Maariv/Arvit de Sextasfeiras e Sábados, Shacharit e Minchá. [5]

Fontes:
[1] Cong. Israelita Paulista: https://cip.org.br/quem-acende-as-velas-do-shabat/
[2] https://hehaver-oheljacob.org/velas-de-shabbat-porque/
[3] https://www.velaskosher.com.br/Sobre-a-VK-Mundo-Judaico-Velas-de-Shabat-e-Festas-78
[4] http://www.centroisraelita.org.br/sara-rebeca-e-as-velas-de-shabat/
[5] https://www.cjb.org.br/tiferet/culto/tradicoes/33_SHABAT%20REGRAS%20GERAIS.pdf
Coordenador: Saul Stuart Gefter 17 de Av de 5780 – 07 de agosto de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *