Sobre

A Congregação Judaica P´Nei Or é uma instituição que compreende uma Sinagoga sefaradi tradicional, um Centro de Estudos e Pesquisas e que promove ativamente o convívio social entre seus membros. Foi fundada em agosto de 1999 por um grupo de comerciantes, profissionais liberais, diplomatas dentre outras profissões, de origem sefaradi e askenazi, cujas famílias eram originárias de Portugal, Espanha, Brasil, Egito, Líbano, Ucrânia, Alemanha, Estados Unidos, dentre outras.

Há 10 anos iniciou-se um processo de abraçar os descendentes dos Bnei Anussim que desejavam fazer o retorno ao judaismo Por consenso, foi adotado o rito sefaradi para as práticas religiosas. Hoje a Congregação Judaica P´Nei Or é majoritariamente composta pela comunidade de judeus que retornaram ao judaísmo a partir dos vínculos com  Bnei Anussim. Sendo a primeira comunidade Anussim associada a uma federação (Federação Israelita do Rio de Janeiro -FIERJ – em 17 de julho de 2018).

Fazemos parte do CONSELHO SEFARADI. A P´Nei Or, nos últimos anos, tem participado ativamente da organização do CONFARAD – Congresso Sefaradi, que põe em destaque e discussão temas relativos à cultura e tradições sefaradi.

KABALAT SHABAT, CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS E AULAS DE HEBRAICO

Os Kabalat Shabat se iniciam às 19 horas de toda sexta-feira, havendo antes, às 18:30h, uma reunião do Centro de Estudos e Pesquisas, com estudo e debate de um assunto previamente estabelecido, voltado para temas relativos à religião, história, tradições e costumes judaicos. Como mais uma atividade desse Centro de Estudos, intercalam-se aulas de hebraico dirigidas à leitura das orações.

Após o serviço religioso, é servido um kidush, jantar ou lanche, para cuja realização todos participam, trazendo uma bebida ou um saboroso prato. Em torno dessa mesa há alegria e confraternização e os laços de respeito e amizade se estreitam.

FESTAS RELIGIOSAS

A P´Nei Or comemora todas as festas e cerimônias religiosas em sua sede e conta sempre com a participação de seus associados, que se esforçam para que tudo corra bem e dentro do que recomendam as tradições.

Nessas ocasiões é comum recebermos convidados, judeus ou não, a quem fazemos questão de receber com alegria, sempre explicando o significado de cada festa ou ritual. A P`Nei Or, aliás, recebe convidados o ano inteiro, judeus ou não, e a ideia geral é sempre a da transparência, do respeito, da união entre as diferentes crenças.